Os três tipos de Atendimento ao Cliente: robotizado, básico e humanizado


Um serviço de atendimento ao cliente que seja rápido e eficiente é fundamental para o sucesso dos negócios. Clientes bem atendidos fidelizam, ao passo que aqueles que vivem experiências negativas de atendimento, além de não retornarem, podem levar outros clientes junto ao espalharem uma imagem negativa da marca.

Ganhar a confiança dos clientes é um trabalho diário no qual todos os detalhes importam. Afinal, basta uma experiência negativa para levar por água abaixo todo o esforço de longa data de atendimento a cada cliente. Neste universo de constante atenção ao trabalho diário e aos detalhes, existem três formas mais comuns adotadas por empresas para lidar com o atendimento ao cliente: robotizado, básico e humanizado. Conheça um pouco mais sobre cada modelo:

Atendimento Robotizado

Como o próprio nome sugere, trata-se de um atendimento realizado de forma automatizada onde scripts são preparados para atender as principais necessidades dos clientes de maneira mais rápida. Atualmente, é o modelo mais utilizado por grandes empresas, pois além de muitas vezes representar agilidade no atendimento, também se trata de uma forma mais econômica de manter o SAC.

Atendimento básico

Já o atendimento básico promove um atendimento generalizado com foco em volume e alcance. Enquanto o atendimento robotizado é feito exclusivamente por máquinas, no modelo básico há interação entre pessoas, mas ainda prevalece um script para o atendimento.

Atendimento Humanizado

Por fim, o modelo apontado como a grande tendência para retenção de clientes, o atendimento humanizado. Apesar da tecnologia se tornar cada vez mais necessária e aliada às estratégias de atendimento ao cliente, a automação, mesmo facilitando e muito o processo, raramente é suficiente para deixar as pessoas encantadas. Pessoas encantam pessoas e é esse o foco de um atendimento humanizado: encantar.

Fonte: Televendas & Cobrança